terça-feira, 6 de novembro de 2007

Terça-feira, Agosto 29, 2006

CARTA PARA ADRIANA

A individual de Adriana Xaplin na Arte&Fato reúne grandes resinas e pequenos bronzes(foto de Paulo Roberto Silva dos Santos)

Em “Carta a um Jovem Poeta”, o imortal Rainer Maria Rilke nos diz que “as obras de arte são seres misteriosos cuja vida perdura, ao lado da nossa, efêmera.” E que “a critica de arte é impossível porque a maior parte dos acontecimentos é inexprimível e ocorre num espaço onde nenhuma palavra nunca pisou.” Mas ele acredita,como eu, que se possa falar sobre os artistas e, como foi consultado pelo valor de algumas poesias desse jovem poeta, a quem a carta é destinada, depois de alguns preparatórios e (in)úteis conselhos,dispara: - “Ninguém o pode aconselhar ou ajudar, - ninguém. Não há senão um caminho. Procure entrar em si mesmo. Investigue o motivo que o manda escrever; examine suas raízes pelos recantos mais profundo de sua alma;confesse a si mesmo: MORRERIA SE LHE FOSSE VEDADO ESCREVER?”
E aqui estou eu com uma questão inversa a de Rilke.Inversa porque estou frente a obras de uma pessoa que não procura aconselhamento e ajuda fora dela mesmo para criar; portanto incorruptível. Estou diante de uma pessoa que busca sua inspiração dentro de sua própria alma. Estou diante de uma pessoa que morreria senão pudesse produzir suas criações. Essa é a composição da vara decondão que transforma o que fazes em arte. E transforma minha missão de apresentar tua primeira exposição individual em pura emoção e deleite.
Com carinho,
Júlio Campos.
Psicanalista/Coordenador do Grupo CRIAR

Sexta-feira, Agosto 18, 2006

COMEMORANDO COM ADRIANA

-
Quem foi conhecer as figuras gigantes de Adriana Xaplin na Arte&Fato foi surpreendido pela ousadia e dominio técnico da escultora..A série Platôs,em resina e ferro, demonstra o talento desta nova artista gaúcha. Também mereceram elogios os pequenos bronzes, em especial, um criativo jogo de xadrêz.Entre quem por lá circulou: Ana Aita,Júlio Ghiorzi,Beth Mello,Otto Sulzbach, Daliana Mirapalhete,Joao Leiphzig, Rejane Dippe Rodrigues, Luis Affonso, Juliana Bassani,Adauany Zimanski,Gerson Reichert, Elaine Goya,André Venzon,Júlio Campos(autor do texto do convite), Martha Pozueco,Gabriel Netto,Nicole Kunzler,Estella Pallucci,Amilton Fernandes,Lidia Fabricio,Paulo Chimendes e Eleusa Moraes.Ao final do vernissage,um "parabéns a você" para Adriana antecipando seu aniversário, comemorado no dia seguinte

Quarta-feira, Agosto 16, 2006

PLATÔS


PLATÔS denomina-se a individual que Adriana Xaplin inaugura hoje,16 de agosto, na galeria Arte&Fato.A mostra reúne 5 (cinco) figuras em resina de grande porte, um jogo de xadrez e 10 pequnos bronzes.As esculturas grandes, de quase dois metros de altura, são criações que surgiram de sua pesquisa em livros de anatomia e confeccionadas com materiais agregados como: resina: arame, madeira, cerâmica e ossos...Segundo a escultora:"Constituem pedaços de realidade extraídos da alma e aquietados na arte.Os pequenos bronzes, que seguindo a mesma linha formal, compõem outros "platôs", onde o tempo, alheio às coisas mundanas joga sucessivas partidas, séculos após séculos...As peças, sem clemência, como numa partida de xadrez, demonstram o brincar, o desfrutar e também o sofrimento humano.Pertencemos ao jogo do tempo".A exposição pode ser visitada até 02 de setembro, de segunda a sexta,das 14h as 18h, sábados das 10h as 13h..

Terça-feira, Agosto 08, 2006

ESCULTURAS DE XAPLIN


Grandes resinas e pequenos bronzes estao reunidos na mostra deesculturas que Adriana Xaplin ( na foto a esquerda com os artistas Beth Mello, Gustavo Nakle, Maia Menna Barreto e Antônio Augusto Bueno) inaugura no próximo dia 16 deagosto, as 19h, na Arte&Fato. A série denominada PLATÔS é resultado dotrabalho que a escultora portoalegrense desenvolve há vários anos,resultante de diversos cursos realizados no Museu do Trabalho, comGustavo Nakle e Caé Braga. Sua iniciaçao em arte foi em 1992 noAtelier Livre com Carmen Moralles. Só em 2002 começou a participar decoletivas e ano passado realizou suas primeiras individuais.Nesta exposiçao podem ser vistas figuras em grande formato comestrutura de ferro e resinadas, lado a lado com pequenos bronzes,alguns deles, utilitários, como é o caso das criativas peças de umjogo de xadrez.A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta, das14h as 18h e sábados, das 10h as 13h, até o dia 02 de setembro.

Nenhum comentário: