quinta-feira, 8 de novembro de 2007

s
POA - Vista aérea do Parque Farroupilha - (ao fundo, o Delta)
Arca Do Arroio Dilúvio - Gustavo Nakle e os Arcanautas
Espécie Humana - Adriana Xaplin - Bienal B
Zero Hora - Contracapa
Esculturas Skatáveis - Galeria Adesivo - Essa Poa é Boa
Lima & Silva - foto - Adreson - Bienal B
(continuação do post anterior)


Bienal B:

www.bienalb.org

Mostra alternativa à 6ª Bienal do Mercosul, organizada de forma independente, agregando mais de trezentos participantes, ocupando em torno de vinte e cinco espaços na cidade: galerias de arte, bares, Aeroporto, Mercado Publico, etc. Além das exposições, mostra de vídeo-arte, fotografia, promove diversas atividades paralelas, como performances, talk-shows e encontros com os artistas.

Exemplos de três espaços mais centrais:

- Beco 203 - cenário da cultura underground, mantém o Beco Cultural, espaço para a Cultura e a Arte. Alê Souto, Cristina Marostica e Caroline Weinberg. Das 16:00 às 24:00 hs. Av. joão Pessoa, 203. www.beco203.com.br - tel. (51)84047077, com Vitor.

-Salão de Exposições do Escritório de Turismo de Porto Alegre - obras de vinte e três artistas com as mais variadas temáticas.
Travessa do Carmo, Largo Zumbi dos Palmares.

- StudioClio - Instituto De Arte & Humanismo - é um espaço voltado ao prazer do conhecimento. Mostra de video-arte de Elise Hill, que se utiliza do efeito "negative art". - José do Patrocínio, 698.
www.studioclio.com.br


Essa Poa É Boa:

Privilegiando artistas locais, agrupando nomes consagrados e jovens grafiteiros, num total de 224 participantes reunidos em doze projetos coletivos, Essa Poa É Boa se constitui como uma reação à internacionalização da Bienal.

Gerida em regime cooperativo, financiada com recursos próprios - inclusive com a venda promocional de obras como forma de arrecadação - e alguns apoios, a mostra se desdobra numa diversidade de conceitos e formatos: desde grafites, desenhos, cerâmicas, fotografia, pintura, esculturas, e até poesias. Uma instalação que se transforma em pista de skate, intervenções transformadoras na paisagem do Bairro Navegantes, e oficinas junto à comunidade. Quando a Arte intervém no espaço concreto e produz transformação, completa o seu ciclo e se realiza plenamente.

Entrar no prédio de 3.400 metros quadrados da antiga tecelagem é um mergulho prazeroso no universo da Arte, um olhar sobre aquilo que além de proporcionar prazer estético, é questionador e provoca reflexão.

"Nossa proposta é socializar a Arte, chamar a comunidade para participar", resume Maria Tomaselli, uma das âncoras do projeto. Esse post se constitui numa tentativa de atender a esse chamado irrecusável.

Enfim, a soma de todos estes eventos são um exemplo feliz - criador e criativo - de como a diversidade, a fricção entre as diferentes concepções estéticas e do fazer artístico, pode se converter em enriquecimento para o artista e, por via de consequência, em ganho para o espectador, o cidadão, entre os quais eu me incluo.


(linck para a primeira parte da matéria:
www.overmundo.com.br/agenda/bienal-do-mercosul-bienal-b-essa-poa-e-boa-i )

Nenhum comentário: