quinta-feira, 15 de novembro de 2007


Adriana Xaplin expõe litogravuras na Clébio Sória

A Magia da Pedra é a exposição de Adriana Xaplin que pode ser visitada até sexta-feira (19/10) na Galeria Clébio Sória da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). A artista apresenta 17 litogravuras que têm a figura humana como tema, acompanhadas de texto do gravador Paulo Chimendes, seu professor no Museu do Trabalho em 2006.

Conhecida pelas esculturas enormes de resina e ferro, com nuanças expressionistas e enfoque social, nesta exposição Adriana revela seu encantamento pelos efeitos da litografia - técnica que utiliza pedra calcária como matriz. “As imagens surgidas do trabalho da mão confrontando-se com a matéria são magia pura, o despertar nos veios gravados”, afirma. “Cada gravura representa o novo, novo em imagem, novo em particularidades, novo em temporalidade.” Um dos objetivos da mostra, segundo a artista é, justamente, “manter vivo” o interesse pela litografia.

Nascida em 1960, em Porto Alegre, Adriana freqüentou cursos no Atelier Livre (com Carmen Moralles e Fabrício Lopes), Museu do Trabalho (com Paulo Chimendes, Gustavo Nakle e Caé Braga), na Usina do Gasômetro, no Museu de Porto Alegre, na Casa de Cultura Mario Quintana, no Instituto Estadual de Cinema e com o gravador Antonio Augusto Bueno. Expôs, individualmente, no Mercado Público (2007), na Galeria Arte & Fato (2006), na Câmara, na Ufrgs e na Ulbra, nestas em 2005. Até 28 de outubro, a artista apresenta a mostra de esculturas Espécie Humana no Jardim Botânico.

A exposição a Magia da Pedra pode ser visitada na galeria Clébio Sória, Câmara Municipal de Vereadores das 9 às 18 horas, de terça a quinta-feira, e das 9 às 15 horas no último dia. Informações na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara, telefone (51) 3220-4392.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Nenhum comentário: